
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), uma operação para desarticular um esquema milionário de desvio de recursos da Conta Única do Tribunal de Justiça do estado (TJMT). Segundo as investigações, o rombo pode ultrapassar os R$ 20 milhões.
O esquema envolveria advogados e servidores do Judiciário mato-grossense. Até o momento, foram expedidos e estão sendo cumpridos 11 mandados judiciais, entre ordens de prisão e buscas em endereços ligados a três servidores do TJMT e onze advogados.
Entre os alvos está o advogado Rodrigo Marinho, que também é conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT). Fontes informaram que Marinho havia sido inicialmente convocado pelo Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da Ordem para acompanhar diligências da operação, mas, ao chegar ao local de concentração, foi surpreendido com a informação de que ele próprio era um dos investigados. Ele acabou sendo preso em seguida.
De acordo com a apuração preliminar, os envolvidos teriam aproveitado brechas operacionais para desviar valores vultosos diretamente da Conta Única do Judiciário. A investigação segue em curso para identificar todos os beneficiários e eventuais cúmplices do esquema.