A Polícia Civil de Mato Grosso cumpre, na manhã desta terça-feira (18), mais de 80 ordens judiciais no âmbito da Operação Garateia, que mira uma facção criminosa envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Sinop e municípios da região.
A ação cumpre 34 mandados de prisão preventiva e 47 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do bloqueio de contas bancárias. As decisões, expedidas pela 5ª Vara Criminal de Sinop, atingem 55 investigados. As equipes atuam em Sinop, Tapurah, Cláudia, Lucas do Rio Verde e também em Teresina, no Piauí.
As investigações são conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop. O trabalho começou em março deste ano, após a prisão de L.M.S., integrante da facção, flagrado com tabletes de cloridrato de cocaína, armas e munições.
A partir da prisão, a Polícia Civil identificou a atuação estruturada da organização criminosa, responsável por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os valores obtidos ilegalmente eram enviados a integrantes do grupo fora de Mato Grosso para ocultar a origem dos recursos e financiar outras atividades da facção.
O delegado José Getúlio Daniel, responsável pela investigação, ressaltou o esforço contínuo das equipes na coleta de provas. “Trabalhamos diariamente nas investigações para identificar e representar pelas prisões e apreensões. Hoje é um dia importante para externar esse trabalho e efetivar a dedicação de meses de colheita de provas”, afirmou.
A Operação Garateia integra o planejamento estratégico da Polícia Civil dentro da Operação Inter Partes, do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que intensifica o enfrentamento às facções criminosas em todo o Estado.
O nome da operação faz referência a uma espécie de isca de pesca composta por vários anzóis, capaz de capturar diversos peixes de forma simultânea.

