
PJC
A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (22), a Operação Blocksignal, que resultou na recuperação de R$ 27 mil em aparelhos celulares roubados e furtados em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Ao todo, 16 pessoas foram presas em flagrante pelo crime de receptação.
A operação, conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), teve como foco a identificação de receptadores que comercializavam ou utilizavam os celulares subtraídos de vítimas em diversos bairros da cidade. Um dos casos investigados envolve um roubo majorado ocorrido no dia 1º de maio, quando um criminoso armado invadiu um posto de combustíveis no bairro Centro Sul, rendeu funcionários e levou dinheiro do caixa e um celular.
Outro caso solucionado pela operação foi o roubo a uma mulher que caminhava no bairro Residencial Alberto Canelas, em 28 de abril. Ela foi abordada por um assaltante armado que a ameaçou e levou seu celular. No bairro São Simão, em 10 de abril, ladrões invadiram uma residência após pularem o muro e arrombarem uma janela, de onde furtaram vários itens, entre eles um aparelho avaliado em R$ 1,6 mil.
Além desses, a polícia também recuperou um celular furtado dentro de um ônibus, em 18 de junho, quando uma passageira teve o aparelho retirado de sua bolsa sem perceber.
De acordo com a delegada Elaine Fernandes de Souza, titular da Derf-VG, a receptação de celulares alimenta o ciclo do crime e amplia os prejuízos às vítimas. “Enquanto o receptador se enriquece com o produto do crime, a vítima sofre prejuízo de toda ordem. Hoje, os celulares não são apenas meios de comunicação, mas instrumento de trabalho e vida pessoal”, destacou.
A delegada também alertou para os riscos secundários das ações criminosas, como o acesso indevido a dados bancários e pessoais, que têm gerado novos crimes, como extorsão.
Ao todo, 20 aparelhos celulares foram recuperados nesta fase da operação. Os suspeitos presos foram autuados por receptação e estão à disposição da Justiça.