A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Western, voltada ao combate ao tráfico de drogas e associação criminosa em três cidades do estado. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Cuiabá, Várzea Grande e Pontes e Lacerda, além da prisão de quatro pessoas.
Em Cuiabá, um casal foi preso e, em Pontes e Lacerda, outro suspeito foi detido. Já em Várzea Grande, uma pessoa foi presa no bairro da Manga. Durante as diligências no município, Amanda Lazzaretti, filha da secretária de Estado de Meio Ambiente, Lauren Lazzaretti, foi conduzida em condição de testemunha para prestar esclarecimentos na Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc).
Nas ações realizadas na região metropolitana, os policiais apreenderam R$ 16.421 em dinheiro, porções de entorpecentes e descobriram uma estufa utilizada para o cultivo de maconha na casa de um dos investigados. Já em Pontes e Lacerda, além de drogas, foram localizadas munições de uso restrito.
As investigações apontaram que os integrantes do grupo criminoso atuavam em sistema de rateio, adquirindo drogas de forma conjunta para posterior fracionamento e revenda. De acordo com a Denarc, a estrutura montada pelos suspeitos evidenciava uma associação para o tráfico, com os envolvidos agindo sob a falsa sensação de impunidade.
O nome da operação faz referência aos clássicos filmes de faroeste, em alusão a territórios marcados pela disputa entre o crime e a lei. A Operação Western integra o programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso, voltado ao enfrentamento de facções criminosas, além de fazer parte da Operação Narke 4, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado nesta quarta-feira (26).
A Polícia Civil informou que as investigações prosseguem com a análise do material apreendido e reforçou o apelo para que a população colabore com denúncias anônimas pelos telefones 181 ou 197.
