Um pai acionou a Polícia Militar depois que sua filha, de 4 anos, desenhou a orixá Iansã durante uma atividade escolar na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) localizada no Caxingui, Zona Oeste de São Paulo. O caso ocorreu na terça-feira, 11.
Segundo relatos, o homem teria se irritado com a proposta pedagógica — que faz parte do currículo antirracista da rede municipal — e chegou a rasgar um mural com os desenhos produzidos pelas crianças, de acordo com a mãe de outro aluno. A direção da unidade convidou o pai para participar de uma reunião do Conselho da Escola, mas ele não compareceu.
Na quarta-feira, 12, quatro policiais militares foram até o colégio após o homem afirmar que a filha estava sendo “obrigada a ter aula de religião africana”. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que os PMs conversaram com o pai e com a diretora. Ambos foram orientados a registrar boletim de ocorrência, caso considerassem necessário. A pasta destacou ainda que a Corregedoria da corporação está à disposição para apurar a conduta dos agentes.
A Secretaria Municipal de Educação afirmou que o pai já recebeu esclarecimentos de que o desenho feito pela criança integra uma produção coletiva da turma e reforçou que a atividade está alinhada às diretrizes municipais. As informações são do portal Metrópoles.
