
Um homem foi preso nesta sexta-feira (30), na comunidade Santa Bárbara, zona rural do município de Envira, no interior do Amazonas, após cometer uma série de crimes brutais contra a própria família. De acordo com a Polícia Civil, ele agredia a companheira com correntes de motosserra, ameaçava matar os filhos e chegou a lançar as duas crianças, de 3 e 9 anos, em um rio durante uma viagem de barco.
As denúncias chegaram ao conhecimento das autoridades por meio do Conselho Tutelar, no dia 28 de maio. Os crimes, no entanto, ocorreram no dia 23. Um casal que estava na mesma embarcação salvou os filhos, evitando uma tragédia ainda maior.
Segundo o delegado Henrique Maciel, o agressor também tentou atirar na esposa com uma espingarda, sendo impedido por populares. “Ele dizia à mulher que, se ela não aceitasse o fato de que ele tinha uma amante, seria morta. Repetia que mataria os filhos também”, relatou o delegado.
A vítima também revelou ter sido forçada a beber água com sal como forma de tortura e fugiu para o município de Tarauacá, no Acre, enquanto os filhos permaneceram sob o domínio do agressor em uma área de difícil acesso, a cerca de 12 horas de lancha da cidade.
Em escuta especializada, o filho mais velho contou que era forçado pelo pai a mentir, dizendo que a mãe teria se enforcado, caso ela fosse assassinada por estrangulamento.
Prisão e resgate
Com autorização judicial, uma força-tarefa da Polícia Civil, Polícia Militar e Conselho Tutelar localizou o agressor e realizou a prisão. As crianças foram resgatadas e entregues à mãe, que retornou à cidade após a operação. “Encerramos um ciclo de abusos e garantimos a segurança da mulher e das crianças”, afirmou o delegado.
O homem foi autuado por tentativa de feminicídio, tentativa de homicídio e violência doméstica. Ele permanece preso e está à disposição da Justiça.