A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (14) Acácio Costa Ribeiro, conhecido como “Patrão” e “Panela”, em um apartamento de luxo na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele é apontado como um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV) no estado do Mato Grosso.
O criminoso, de 42 anos, estava foragido desde março deste ano. Condenado a mais de 37 anos de prisão por crimes que incluem associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio, roubo, sequestro e lavagem de dinheiro, Ribeiro conseguiu fugir após obter um habeas corpus de forma fraudulenta. O benefício, que alegava a necessidade de uma cirurgia de apêndice, permitiu que ele cumprisse prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, equipamento que ele rompeu pouco tempo depois para escapar do Mato Grosso.
Durante a abordagem no Rio de Janeiro, o criminoso tentou se passar por outra pessoa, apresentando uma identidade falsa, o que resultou em prisão em flagrante adicional pelo uso de documento falso. Ele estava em um imóvel alugado em nome da namorada.
A Polícia Civil descreve Acácio Costa Ribeiro como uma “peça estratégica” na expansão da facção, responsável por coordenar rotas de tráfico, articulações regionais e operações de lavagem de dinheiro. A prisão representa um golpe importante contra a atuação do Comando Vermelho na região.
