
A Polícia Civil de Cuiabá iniciou uma investigação sobre uma possível comercialização ilegal de carne de cavalo para consumo humano. O caso veio à tona no sábado (2), quando um homem foi detido no bairro Três Barras com partes de um animal abatido no porta-malas de seu carro.
A denúncia partiu de um morador da região, que afirmou à Polícia que o suspeito já havia furtado um cavalo de sua propriedade dias antes. Segundo ele, o animal foi abatido com a finalidade de ter sua carne vendida ilegalmente. O denunciante apresentou fotos e vídeos que comprovariam tanto o crime quanto o local utilizado para o abate.
Após receber a denúncia, policiais civis foram até o endereço informado e encontraram o suspeito com um Fiat Uno, que continha partes de um animal no porta-malas. No entanto, os agentes não conseguiram confirmar no momento se se tratava de um cavalo. Questionado, o suspeito alegou que a carne era de uma novilha de sua propriedade, que ficava solta nos fundos de um supermercado na região da Morada do Ouro, mas não apresentou qualquer documento que comprovasse a origem do produto.
Diante das inconsistências, ele foi detido e conduzido à Central de Flagrantes, onde foi autuado e permaneceu preso até esta segunda-feira (5), quando foi liberado. No mesmo dia, o homem prestou depoimento à Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).
O caso será agora encaminhado à Delegacia do Consumidor (Decon), que ficará responsável por investigar se a carne estava sendo comercializada para consumo humano, o que, se comprovado, configura crime contra a saúde pública.
As investigações seguem em andamento.
Veja vídeo no link abaixo
https://www.instagram.com/reel/DJSwwqYogws/?igsh=bXB2OXpkb3VtNGpq