
A Polícia Federal prendeu, na noite da última terça-feira (2), um cidadão chileno procurado internacionalmente por crimes de agressão e ameaça, que estava hospedado em um hotel na capital de Mato Grosso. A detenção ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão para fins de extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com base em pedido do governo chileno.
O estrangeiro era alvo de difusão vermelha emitida pela Interpol, a pedido de autoridade judicial do Chile. De acordo com as investigações, ele é acusado de lesão corporal grave contra um idoso, lesão leve e ameaça contra um policial. Desde que entrou no Brasil, o foragido percorreu os estados de Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso, onde foi finalmente localizado.
A prisão é fruto de uma ação coordenada entre a Polícia Federal do Brasil e a Polícia de Investigações do Chile (PDI). A operação contou com o apoio do Setor de Capturas Internacionais da PF, do Centro de Cooperação Policial Internacional e dos Núcleos de Cooperação Internacional nos estados por onde o foragido passou.
O detido será mantido sob custódia à disposição do Supremo Tribunal Federal até a conclusão do processo de extradição, conforme estabelece a legislação brasileira e os tratados de cooperação internacional assinados com o Chile.