
A Polícia Civil de Mato Grosso apreendeu 444 garrafas de bebidas destiladas falsificadas e de origem ilícita na manhã de sexta-feira (25), durante uma operação no Shopping Popular de Cuiabá. A ação foi realizada pela Delegacia do Consumidor (Decon), em parceria com o Procon Estadual e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
Quatro pessoas, responsáveis por bancas no centro comercial, foram presas em flagrante por crime contra a saúde pública. Dois dos detidos também responderão por crime de descaminho, por comercializarem bebidas importadas ilegalmente.
As investigações começaram após uma denúncia da Abrabe, que identificou sinais de falsificação em bebidas alcoólicas, principalmente whiskies, vendidos no local. Segundo a Polícia Civil, os produtos aparentavam ser originais, mas apresentavam indícios de reenvase e adulteração.
Do total apreendido, 379 garrafas mostravam sinais claros de falsificação, enquanto outras 65 unidades eram importadas de forma irregular. A perícia constatou que tampas, selos de IPI e lacres estavam fora dos padrões das marcas legítimas.
“O reenvase dessas bebidas é feito, muitas vezes, em condições sanitárias precárias, colocando a vida do consumidor em risco. Isso pode causar doenças graves, cegueira e até a morte”, alertou o delegado Rogério Ferreira, responsável pela operação.
Os suspeitos foram conduzidos à Decon, onde prestaram depoimento e foram autuados em flagrante. Os crimes investigados preveem penas que podem chegar a oito anos de prisão, além de multa.