Na manhã desta quarta-feira (9), a Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA), desencadeou a Operação Desmonte, voltada para desarticular uma organização criminosa atuante em Cuiabá, especializada em receptação, adulteração e comércio clandestino de peças de veículos roubados.
Na primeira fase da operação, foram cumpridas 10 ordens judiciais — cinco mandados de busca e apreensão e cinco autorizações de quebra de sigilo telefônico —, todas direcionadas a investigados na capital.
De acordo com o delegado Ricardo Franco, responsável pela investigação, o grupo criminoso atuava no desmanche de veículos furtados e roubados, revendendo suas peças no mercado ilegal da região. O nome da operação faz referência direta ao método adotado pelos criminosos.
“A DERRFVA está trabalhando com muito foco na desarticulação, tanto de associações quanto de facções criminosas, pois esse é o ‘modus operandi’ ligado aos principais crimes atualmente e não seria diferente com relação aos furtos e roubos de veículos. Operações como esta são efetivas para reprimir tais crimes em nossa Capital e vão de encontro com a política de tolerância zero do Governo de Mato Grosso”, afirmou Ricardo Franco.
Com o material recolhido e os elementos colhidos nesta fase, a polícia pretende identificar todos os integrantes da organização para que possam ser formalmente indiciados e responsabilizados nas próximas etapas da investigação.
