
Foto ilustrativa
A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (1º) a Operação Virtude, realizada em todo o estado de Mato Grosso, com foco na proteção e garantia dos direitos da pessoa idosa. A ação integra a Política Nacional de Proteção à Pessoa Idosa, do Ministério da Justiça.
De acordo com a coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e Vulneráveis, delegada Mariell Antonini, o plano de ação foi desenvolvido de forma estadual, cabendo a cada município organizar sua programação. Em Cuiabá, as atividades alusivas ao “Dia D” foram conduzidas pela Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI).
Na capital, uma força-tarefa mobilizou 20 policiais e 10 viaturas, distribuídos em 10 equipes para o cumprimento de 20 ordens de serviço e intimações. “Diferente das nossas operações cotidianas, aqui vamos atrás das vítimas, todas com mais de 60 anos. Normalmente, o foco das operações é prender suspeitos. Neste caso, a prioridade é averiguar denúncias e entender as condições sociais em que os idosos vivem”, explicou o delegado Marcos Veloso, da DEDCPI.
A delegada Mariell destacou que a ação é essencial para verificar a realidade enfrentada por pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. “Além de checar as condições de moradia, alimentação, vestimentas e climatização, é necessário que o policial tenha um olhar sensível para o contexto social e familiar, identificando se há descaso ou negligência no cuidado”, afirmou.