
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), confirmou nesta sexta-feira (25) que está em busca de um substituto para o coronel Sandro Azambuja, atual diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG). A informação foi anunciada durante a inauguração da Ponte Sarita Baracat, que conecta os bairros Parque Atalaia, em Cuiabá, e Parque do Lago, em Várzea Grande.
Segundo Flávia, o novo comando do DAE será ocupado por um perfil técnico, com experiência no sistema de saneamento básico. A gestora também adiantou que pretende trazer de volta antigos servidores que foram desligados, além de contratar novos engenheiros e técnicos especializados para reforçar a estrutura da autarquia, considerada uma das mais frágeis da administração municipal.
“Nós procuramos simplesmente fortalecer o departamento de água e esgoto, até que a gente consiga fazer a concessão de água, que está na programação de assinatura do contrato com a FIP. Então, o fortalecimento do DAE é trazer novos engenheiros, novos técnicos que conhecem os sistemas, e outros que saíram vão voltar, pessoas que nos ajudem a entender e atuar sobre um sistema de saneamento que realmente é muito arcaico”, explicou a prefeita.
A saída de Azambuja ocorre em meio a críticas tanto da população quanto de vereadores sobre a condução do abastecimento de água no município. Em pouco mais de 100 dias de gestão, o DAE não conseguiu apresentar mudanças efetivas, especialmente diante da crise crônica de falta de água que atinge a cidade.
Nesta semana, o vereador Bruno Rios (PL) usou a tribuna da Câmara para criticar duramente a atuação de Azambuja e sugeriu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a autarquia.
“Quero agradecer ao coronel pela péssima Páscoa que o senhor deu para nossa população. Obrigado, coronel. O senhor foi medido, pesado e considerado péssimo. Pede para cagar e sai. Pelo amor de Deus, não está dando conta do serviço? Entrega, pede para sair”, disparou o parlamentar.
O presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira, também cobrou uma mudança urgente no DAE, alegando falta de diálogo por parte do atual gestor. “Ele ficou de me passar o telefone e, até hoje, nada. Se nem isso ele faz, como se espera alguma mudança em sua postura?”, questionou.
A expectativa é que o novo nome para a presidência do DAE seja anunciado nas próximas semanas.