
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), confirmou, nesta terça-feira (6), que a Revisão Geral Anual (RGA) será concedida aos servidores públicos municipais neste ano. A data-base para a reposição inflacionária será em maio, mas o índice exato ainda não foi definido, conforme declarou o prefeito.
“Eu não sei os índices, porque são eles [equipe econômica] que estão analisando. Deve ser fixado com base no percentual de um indicador”, explicou Brunini, ressaltando que a equipe do secretário de Fazenda, Marcelo Bussiki, está finalizando os cálculos. A expectativa é que mais detalhes sobre o valor e o formato do pagamento sejam anunciados em breve.
A decisão de conceder a RGA gerou certa preocupação devido ao decreto de calamidade financeira assinado pelo prefeito no início de 2025. O decreto foi motivado pelas dificuldades fiscais enfrentadas pela cidade, incluindo o não pagamento dos salários de dezembro de 2024, que só foram quitados em janeiro deste ano.
No entanto, Brunini reafirmou seu compromisso com os servidores municipais. “Desde que entrei, os servidores estão mais tranquilos. Paguei cinco folhas em quatro meses, além de pagar o prêmio saúde, insalubridades e outras verbas indenizatórias. Se o servidor não estiver tranquilo comigo, aí tem que estar com saudade do Emanuel [ex-prefeito Emanuel Pinheiro],” ironizou, fazendo referência ao seu antecessor.
O anúncio da RGA traz um alívio para os servidores públicos da capital, que esperam a reposição salarial como forma de compensação pela inflação acumulada nos últimos meses.