
Ao longo da semana, equipes da Polinter realizaram diligências para localizar e identificar presos que estão prestes a conseguir liberdade condicional, mas que têm novas ordens de prisão expedidas pela Justiça.
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas, deflagrou nesta sexta-feira (11) a 2ª fase da Operação Incarceratus, com o objetivo de impedir a soltura de detentos que continuam respondendo a outros processos criminais. Foram cumpridos 16 mandados de prisão contra pessoas já condenadas e que se encontram presas nas unidades penitenciárias Major Zuzi Alves da Silva (Água Boa), Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, e na Unidade Prisional de Sorriso.
Ao longo da semana, equipes da Polinter realizaram diligências para localizar e identificar presos que estão prestes a conseguir liberdade condicional, mas que têm novas ordens de prisão expedidas pela Justiça.
De acordo com a delegada titular da Polinter, Sílvia Maria Pauluzi de Siqueira, o cumprimento dos mandados evita que condenados com pendências judiciais sejam beneficiados com a liberdade condicional, mantendo-os recolhidos.
O delegado Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, que coordena o setor operacional da Polinter, destacou que o cruzamento de dados e a análise de vínculos entre foragidos e facções criminosas fortalecem o trabalho de inteligência da equipe. A operação está alinhada ao programa Tolerância Zero, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso.
A operação priorizou mandados relacionados a crimes como tráfico de drogas, roubo, furto, extorsão, violência doméstica (Lei Maria da Penha), estelionato, organização criminosa, infrações de trânsito e pensão alimentícia.
A Polícia Civil constatou ainda que parte dos alvos possui vínculos com a principal facção criminosa em atuação no estado. Todos os mandados cumpridos foram encaminhados ao Poder Judiciário para os devidos trâmites legais.
A ação contou com o apoio de servidores do Sistema Penitenciário e reforça o compromisso das forças de segurança com a aplicação efetiva da lei penal e o enfrentamento ao crime organizado em Mato Grosso.