
Deputado Paulinho da Força, relator do PL da Anistia • Lula Marques/Agência Brasil
O deputado Paulinho da Força (Solidariedade), relator do projeto da anistia, deve se reunir na próxima semana com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, na tentativa de avançar nas negociações sobre a proposta. Segundo apuração da CNN, os dois já trataram do tema por telefone nos últimos dias.
Valdemar relatou insatisfação da bancada do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, com a mudança de foco do projeto, que passou a tratar da redução de penas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Ainda assim, não descartou totalmente a possibilidade de uma dosimetria.
Nos bastidores, integrantes do PL reconhecem a necessidade de garantir que a eventual dosimetria beneficie Bolsonaro. A defesa é que o texto permita reduzir para 1 ano e 7 meses o período de prisão em regime fechado aplicado ao ex-presidente.
Paulinho da Força tem intensificado as conversas com líderes partidários para defender alterações no Código Penal que amenizem as condenações dos envolvidos nos ataques golpistas de janeiro de 2023. Ele já discutiu o tema com Gilberto Kassab, presidente do PSD, cuja bancada deve avaliar a proposta em reunião na próxima semana.
O relator aposta no apoio do Centrão para viabilizar a aprovação das mudanças no Congresso.