
No dia 8 de maio de 2023, a música brasileira perdeu uma de suas maiores lendas, Rita Lee, que faleceu aos 75 anos, vítima de um câncer de pulmão. Agora, no documentário Rita Lee: Mania de Você, lançado pela Max nesta quinta-feira (8), a família revela pela primeira vez uma carta emocionada escrita por ela para o marido Roberto de Carvalho e seus três filhos, Beto, João e Antônio, pouco antes de sua morte.
A carta começa com palavras de carinho para seus amados: “Amados do meu coração, eu queria saber falar bonito para cada um de vocês o que sinto do fundo do meu coração, mas me expresso melhor escrevendo sobre o orgulho e a sorte que tenho em estar rodeada por quatro cavalheiros que me fazem perceber que sou a mulher mais completa do mundo”, escreveu a cantora, com a carta sendo lida por Beto Lee e Roberto de Carvalho.
Rita Lee enfrentou o diagnóstico de câncer de pulmão em 2021 e, apesar de passar por tratamentos de quimioterapia, a doença se espalhou e entrou em processo de metástase. Em fevereiro de 2023, ela foi internada no Hospital Albert Einstein, onde passou um mês em tratamento, mas logo foi transferida para cuidados paliativos. A cantora morreu meses depois, em seu apartamento em São Paulo, cercada de amor pela família.
Na carta, Rita deixou mensagens comovedoras para cada um de seus filhos. Para Beto, ela escreveu: “Você sempre será meu loirinho mosquitinho, aquele que em uma época quando a minha vida passava por momentos difíceis cuidou de mim com ternura e respeito, sem nunca me julgar.”
A mensagem para João (Juca) ressaltou sua personalidade única: “Você, Juca, meu moreninho, você é um cara mais retraído, mas nem por isso menos atrevido quando percebe alguma injustiça. Assim como eu, sua grande paixão são os bichos e te entendo perfeitamente.”
E para o caçula Antônio (Tui), Rita descreveu com carinho: “Tui, meu caçulinha, você, como bom leonino, é uma figura ensolarada. Desde pequeno enfezadinho, independente e sempre sabendo o que queria. Obrigado por ser essa pessoa zen e bom de papo. Entendo perfeitamente porque as garotas te acham sedutor.”
Rita também deixou palavras doces para seu eterno companheiro, Roberto de Carvalho: “Você, Roberto, é o namorado mais fofo que existe, sempre elegante e discreto, precisa ver ser muito macho para aguentar uma mulher escandalosa, ex-presidiária, cinco anos mais velha e nem sempre fácil de se lidar.”
Por fim, a cantora agradeceu profundamente à sua família: “Obrigada a vocês, Beto, Juca e Tui, por terem nascido de mim e obrigado, Roberto, por ser o pai deles. Deus nos abençoe e nos proteja, mãe.”
Também nesta quinta (08) o músico Roberto de Carvalho emocionou os fãs ao prestar uma homenagem à esposa, Rita Lee, no dia em que se completam dois anos da morte da rainha do rock brasileiro.
Em sua rede social, Roberto compartilhou uma foto do casal ainda jovem, relembrando os quase 50 anos de união com a artista, que faleceu em 2023, aos 75 anos.
“Dois anos a menos para o momento em que vamos nos reencontrar. Seja no tudo. Seja no nada. Seja como for. Sua presença impresente está por toda parte. Por todos os sorrisos. Por todas as lágrimas. Te amo. Te amarei sempre”, escreveu.
O tributo emocionou seguidores e reforçou o legado afetivo e artístico deixado por Rita, cuja obra segue influenciando gerações da música brasileira.