
Ana Barros é jornalista em Cuiabá
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou recentemente a construção de um salão de festas de US$ 200 milhões dentro da Casa Branca. O que parecia apenas um gesto megalomaníaco, na verdade, é uma jogada de comunicação cuidadosamente calculada. Porque Trump sabe o que muitos ainda insistem em ignorar: quem não se comunica, desaparece.
Se até o homem mais poderoso do mundo, com acesso a todos os holofotes, faz questão de divulgar seus movimentos — por que profissionais liberais, empresários, médicos, advogados e empreendedores ainda acreditam que marketing e assessoria de imprensa são “coisas para artista” ou “luxos desnecessários”?
Não são.
Hoje, mais do que nunca, quem quer crescer precisa aparecer — e com propósito. A concorrência é gigante em todas as áreas. Se você não cuida da sua imagem, alguém vai cuidar por você. E normalmente, não do jeito que você gostaria.
O marketing é o que atrai o olhar.
A assessoria de imprensa é o que gera confiança.
Juntos, criam reputação.
Um médico pode ser excelente — mas se ninguém sabe disso, como vai atrair pacientes?
Um advogado pode ser brilhante — mas se não se posiciona com autoridade, como vai gerar credibilidade?
Um empresário pode ter a melhor estrutura — mas se o público não o encontra, como vai vender?
É por isso que eventos, clínicas, escritórios, marcas e nomes precisam de planejamento de comunicação profissional. Não basta existir — é preciso ser lembrado, comentado e respeitado.
Ao realizar um evento por exemplo, você precisa transformar sua festa em um case de visibilidade. Com equipe de conteúdo em tempo real, estética impecável e presença digital bem trabalhada, faça dos seu evento pessoal uma vitrine poderosa para sua imagem pública — e para os parceiros envolvidos.
E isso vale para todos os segmentos. Quer atrair mais clientes? Quer fechar negócios maiores? Quer transformar reputação em ativo? Então, pare de esconder seu talento. Comece a comunicar com estratégia.
Se até Trump, com toda a estrutura do mundo à disposição, não abre mão de divulgar, construir narrativa e gerar engajamento, qual é a sua desculpa para continuar no anonimato?
Marketing não é vaidade. Assessoria não é luxo.
Ambos são ferramentas de autoridade, crescimento e longevidade.
VEJA A REPERCURSÃO

