
Um segurança do Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, foi flagrado pelas câmeras de segurança da unidade agredindo um homem em uma cadeira de rodas, que usava um colar cervical. O caso ocorreu na madrugada da última quarta-feira (21) e provocou indignação após as imagens virem a público.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência. No entanto, até o momento, não houve comunicação oficial do caso à Polícia Civil.
As imagens registradas mostram o segurança desferindo empurrões e chutes contra o paciente, que acaba caindo no chão. Outro funcionário terceirizado também aparece na gravação e, segundo a Prefeitura de São Bernardo do Campo, ambos foram imediatamente desligados da função.
Em nota, a administração municipal afirmou repudiar qualquer ato de violência e informou que a empresa de segurança responsável foi notificada. “Os seguranças foram desligados e serão reforçadas as orientações e treinamentos para todos os colaboradores de segurança e controladores de acesso”, declarou a Secretaria de Saúde.
A SSP também informou que, apesar da agressão, a vítima não sofreu ferimentos.
O caso reacende o debate sobre a preparação e conduta de profissionais de segurança em unidades de saúde, especialmente em locais destinados a cuidar de pessoas em situação de fragilidade.