
Lula
Em evento realizado nesta quinta-feira (21) em Sorocaba (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao comentar o uso de tornozeleira eletrônica pelo aliado. “Tem gente que tem tornozeleira, eu tenho meia bonita”, disse Lula, exibindo uma peça colorida durante a cerimônia de entrega de unidades odontológicas móveis.
O momento foi registrado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que compartilhou nas redes sociais a frase: “O que você prefere? Tornozeleira ou meia bonita?”.
Bolsonaro começou a utilizar o dispositivo de monitoramento em julho, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no âmbito do processo em que responde por tentativa de golpe de Estado. Segundo a decisão, o ex-presidente atuava de maneira a dificultar o julgamento, com condutas que poderiam caracterizar coação no curso do processo, obstrução de justiça e ataque à soberania nacional.

Dois dias após o início do uso da tornozeleira, Bolsonaro mostrou o equipamento na Câmara dos Deputados e posou para fotos com aliados. “Não matei, não trafiquei. Este aqui é o símbolo da máxima humilhação”, disse.
Na quarta-feira (20), Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foram indiciados pela Polícia Federal pelos crimes de coação no curso do processo e abolição do Estado Democrático de Direito, após tentativas de interferir no julgamento da ação penal do golpe. O STF estabeleceu prazo de 48 horas para que a defesa apresente esclarecimentos sobre os indícios apontados pela PF, que incluem descumprimento reiterado das medidas cautelares, repetição de condutas ilícitas e risco de fuga, com indícios de pedido de asilo político na Argentina.