Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu que o líder venezuelano Nicolás Maduro deixasse o país imediatamente durante uma ligação realizada na semana passada, segundo divulgou o jornal Miami Herald. O contato, considerado incomum, foi articulado por Brasil, Catar e Turquia.
Na conversa, Trump teria sido categórico ao oferecer a Maduro, à primeira-dama Cilia Flores e ao filho do casal a possibilidade de exílio, desde que o presidente venezuelano renunciasse e abrisse caminho para a retomada da democracia. A ligação foi interpretada como a última tentativa diplomática para evitar um confronto direto entre Caracas e Washington.
O diálogo ocorreu em meio a sinais de que os Estados Unidos preparam operações militares na Venezuela. Washington já classificou o Cartel de los Soles como organização terrorista e acusa Maduro de comandar o esquema.
Na quinta-feira (27), Trump declarou que ações contra traficantes venezuelanos “por terra” devem começar “muito em breve”, ampliando a tensão com o governo de Caracas, que acusa os EUA de usar o combate ao narcotráfico como pretexto para removê-lo do poder.
