
Em um movimento estratégico para enfrentar a crescente pressão de montadoras chinesas nas áreas de eletrificação e direção autônoma, a Toyota e a Daimler Truck oficializaram a fusão de suas operações de veículos comerciais no Japão, em um negócio avaliado em R$ 35,5 bilhões.
A aliança une duas gigantes: a Hino Motors, subsidiária da Toyota, e a Mitsubishi Fuso Truck and Bus, pertencente à Daimler Truck. A nova companhia será comandada por Karl Deppen, atual CEO da Mitsubishi Fuso, e já nasce como uma das maiores fabricantes de caminhões e ônibus do Japão, com mais de 200 mil unidades vendidas por ano — rivalizando diretamente com o grupo liderado pela Isuzu Motors.
O foco da nova empresa será o desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio, marcando uma aposta ousada no futuro da mobilidade sustentável. Ambas as montadoras terão 25% de participação na holding criada, embora a Toyota detenha apenas 19,9% dos direitos de voto. O valor de mercado estimado da fusão gira em torno de R$ 32 bilhões, com base em projeções de lucro operacional.
A fusão ocorre em meio a uma fase desafiadora: tanto Hino quanto Mitsubishi Fuso perderam espaço no mercado desde o anúncio da operação, especialmente após a imposição de tarifas dos Estados Unidos sobre veículos comerciais importados.
Paralelamente, a Toyota também está envolvida no processo de fechamento de capital da Toyota Industries, avaliado em R$ 183,5 bilhões. Como parte das movimentações, a planta de Hamura — responsável por produzir modelos como Hilux e Land Cruiser 250 — será transferida da Hino Motors para a Toyota Motor por R$ 834 bilhões.