
Faltam apenas 13 dias para o público votar no prato que representará oficialmente a culinária de Cáceres, no oeste de Mato Grosso. A 2ª edição do projeto Encantos da Gastronomia está na reta final, e o vencedor será conhecido durante o evento de encerramento no dia 1º de agosto, no Centro de Eventos Maria Sophia da Silva Leite.
Concorrendo ao título de prato típico da cidade estão três receitas que carregam identidade, sabor e tradição local:
- Maria Isabel, preparado por Abadia Helena de Jesus Silva
- Carne Seca com Mandioca, da cozinheira Elisabete Duarte Antunes Dutra
- Filé de Pintado à Bororó, assinado por Felipe Américo Pereira Leite
A votação é popular, gratuita e está disponível online por meio do link: https://formulario.mt.senac.br/lead/vote-encantos-caceres.
Para o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, o projeto vai muito além da culinária — ele impacta positivamente o turismo e a economia locais. “O Encantos da Gastronomia tem se mostrado uma poderosa ferramenta de transformação turística regional para os municípios. Valoriza a culinária local, movimenta a economia, fortalece o turismo e dá visibilidade aos talentos da cidade”, destacou.
O projeto é realizado pelo Sistema Comércio, por meio do Senac-MT, e prevê que o prato vencedor se torne oficialmente o prato típico da cidade, por meio de lei municipal. Além disso, contribui para promover a cultura alimentar como um atrativo turístico.
Podem participar do concurso pessoas físicas ou jurídicas do setor alimentício — como restaurantes, bares, buffets, lanchonetes e empresas de catering — desde que atuem no município.
A iniciativa é presidida em Mato Grosso pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior, e nacionalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), liderada por José Roberto Tadros.