O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (29) que as companhias aéreas devem considerar o fechamento total do espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela, em meio ao aumento das tensões entre Washington e Caracas.
Em uma publicação na rede Truth Social, Trump escreveu: “A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, considerem o fechamento total do espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela.”
O novo posicionamento ocorre uma semana após a agência reguladora de aviação dos Estados Unidos alertar as principais companhias aéreas sobre uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar o território venezuelano. Segundo a FAA, o aviso foi motivado pelo “agravamento da situação de segurança e pelo aumento da atividade militar dentro e ao redor” do país.
Após o alerta, a Venezuela revogou as autorizações de operação de seis grandes companhias aéreas internacionais que haviam suspendido os voos para o país.
Trump voltou a elevar o tom na quinta-feira (27), ao afirmar que os Estados Unidos estão se preparando para tomar novas medidas contra supostos grupos de narcotráfico na Venezuela. O presidente indicou que ofensivas terrestres devem começar “muito em breve”.
“Você provavelmente notou que as pessoas não querem fazer entregas por mar e começaremos a impedi-las também por terra”, disse Trump. “A terra é mais fácil, mas isso vai começar muito em breve.”
As declarações ampliam o clima de tensão diplomática e levantam preocupações sobre possíveis impactos no tráfego aéreo internacional e na estabilidade regional.
