O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria um nome preferido para disputar a Presidência do Brasil em 2026: o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
De acordo com a apuração, a boa relação entre Eduardo e integrantes do governo Trump, além de posições ideológicas alinhadas entre os dois, reforçam a aposta do núcleo republicano no parlamentar brasileiro. Interlocutores da Casa Branca também destacaram a presença constante de Eduardo Bolsonaro em reuniões com autoridades do Legislativo e Executivo norte-americanos, onde é bem recebido.
O entusiasmo cresceu após pesquisa apontar o presidente Lula (PT) com 41,6% das intenções de voto, seguido de perto por Eduardo Bolsonaro, com 39,1% — uma margem considerada apertada e que mostra competitividade do nome do PL.
Ainda segundo a coluna, a candidatura de Eduardo agrada especialmente por sua postura crítica ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, e por sua defesa de pautas conservadoras e de alinhamento diplomático com os EUA em temas como geopolítica e comércio.
Apesar da proximidade e da simpatia por Eduardo Bolsonaro, assessores de Trump avaliam que um apoio público pode beneficiar Lula, apresentando-o como alvo de uma suposta interferência externa. Por isso, a estratégia seria manter o apoio nos bastidores, evitando qualquer declaração oficial por enquanto.
A informação foi divulgada pelo colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles.
