Trump
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump demonstrou contrariedade ao ser informado da prisão de Jair Bolsonaro neste sábado (22).
Ao ser questionado pelo correspondente da Record em Washington, Mathias Brotero, Trump inicialmente disse desconhecer o ocorrido, pediu confirmação da notícia e, ao ouvir que era verdadeira, balançou a cabeça e declarou: “Isso é muito ruim”.
Bolsonaro foi detido por volta das 6h, em sua residência, após determinação de prisão preventiva expedida pelo Supremo Tribunal Federal.
A ordem não significa o início imediato do cumprimento da pena pela condenação no caso que investigou a tentativa de golpe. O ministro Alexandre de Moraes justificou a decisão apontando uma suposta violação da tornozeleira eletrônica registrada às 0h08, indicando risco de fuga durante manifestação organizada por Flávio Bolsonaro.
A repercussão também chegou às redes. Martin De Luca, representante da Trump Media e da plataforma Rumble, criticou duramente Moraes em publicações no X, afirmando que o ministro “há muito tempo ultrapassou os limites” e que, naquele dia, teria feito isso “a toda velocidade”.
Ele acrescentou que, enquanto o governo Lula tenta se aproximar da administração americana, Moraes reforçaria os motivos que levaram às sanções.
