
O prefeito Abilio Brunini (PL) causou polêmica na abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na manhã desta quarta-feira (30), ao interromper a apresentação da professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Inês da Silva Barbosa, por conta do uso da linguagem neutra.
Convidada como conferencista principal do primeiro painel, com o tema “Consolidar o SUS: Com a Força do Povo, Participação Social e Políticas Públicas”, Maria Inês usou os termos “todas, todos e todes” ao abordar a universalidade no acesso à saúde. A citação foi o suficiente para que o prefeito se levantasse, subisse ao palco e interrompesse a fala.
Em tom enfático, Abilio declarou: “TODES não existe na língua portuguesa! Em Cuiabá tratamos da saúde como tratamento e cuidado, não vamos aceitar o uso da saúde para distorcer a finalidade da gestão pública.”
Segundo ele, o uso da linguagem neutra representa uma tentativa de “instruir política pública com foco numa militância partidária ou ideológica”, o que, segundo suas palavras, “não será aceito no município de Cuiabá”.
A conferência, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo discutir diretrizes para a formulação de políticas públicas no setor e conta com ampla participação de profissionais, gestores, usuários e movimentos sociais.