
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), anunciou nesta terça-feira (15) que o município realizará um concurso público ou processo seletivo entre os anos de 2026 e 2027. O objetivo é ampliar o quadro de servidores em todas as secretarias da administração municipal.
O anúncio foi feito durante a apresentação do balanço dos 100 primeiros dias de gestão no Palácio Couto Magalhães. Ao lado do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL), Flávia destacou que a realização do certame depende, primeiro, da consolidação de uma reforma administrativa e da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
“Preciso consolidar a reforma administrativa junto à Câmara Municipal e aprovar a LDO. Por isso, qualquer medida só poderá ser adotada a partir do segundo semestre deste ano ou para 2026”, explicou a prefeita.
Segundo ela, o concurso deverá abranger praticamente todas as pastas da prefeitura. Já o vice-prefeito lembrou que o último certame realizado no município foi em 2012 e ressaltou a importância de oferecer oportunidades para quem se prepara. “Precisamos diminuir a situação dos contratos e dar oportunidade para quem estuda. Quem tem interesse já se prepara”, afirmou Tião da Zaeli.
Devido ao impacto financeiro, a gestão municipal avalia realizar o concurso em duas etapas: uma em 2026 e outra em 2027. A proposta visa permitir um melhor planejamento orçamentário e garantir a contratação gradual dos novos servidores.
A medida é vista como uma resposta à demanda por mais estabilidade e profissionalização do serviço público em Várzea Grande, além de representar uma oportunidade para os concurseiros que aguardam por novas vagas na região.