
Vereador Daniel Monteiro
O vereador Daniel Monteiro fez duras críticas ao prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), após a postura do chefe do Executivo durante a inauguração da Escola Alice Fontes. No evento, Abilio interagiu com estudantes, respondeu a provocações com referências políticas e chegou a desafiá-los com perguntas de matemática básica.
Segundo Daniel, o comportamento foi inadequado para o ambiente escolar.
“Ele adultiza as crianças dentro de um espaço escolar”, afirmou o vereador, durante entrevista à rádio Cultura FM.
O parlamentar, que preside a Comissão de Educação da Câmara Municipal, disse que não poderia se omitir diante do episódio, ainda que a unidade inaugurada seja estadual. Ele destacou que a fala do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, foi “muito feliz” ao criticar a politização do ambiente escolar.
Daniel acusou o prefeito de “dividir a comunidade escolar” e “trazer a disputa política nacional para dentro da escola”, quando, segundo ele, o foco deveria estar no aprendizado e na convivência saudável.
O vereador também lembrou que Abilio já compartilhou nas redes sociais críticas à “adultização” de crianças, mas teria feito o oposto durante o evento.
Além disso, Daniel ironizou as críticas do prefeito à rede estadual de ensino, lembrando que Abilio contratou secretários de Educação e Saúde que vieram justamente do governo estadual.
“Ele errou na educação, errou na saúde e foi pedir conselho lá no governo, onde tem gestão de verdade”, disparou.
O parlamentar acusou o prefeito de violar o artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — que proíbe a divulgação de imagens de menores sem autorização dos pais — e o artigo 227 da Constituição Federal, que assegura dignidade e proteção à infância.
Daniel ainda criticou as falas do prefeito sobre “inteligência” e voto, afirmando que Abilio associou inteligência apenas a quem vota nele.
Em tom de desafio, o vereador sugeriu que o prefeito participe de uma prova acadêmica.
“Já que o Abilio tá desafiando todo mundo, coloca ele pra fazer uma prova. Ele escolhe o tema, o que quiser. Se eu não tirar o dobro dele, eu me aposento”, provocou.
Vídeo citado