
O vereador por Rondonópolis, Inspetor Gerson, foi denunciado à Comissão de Ética do MDB por suposta infidelidade partidária nas eleições de 2020, 2022 e 2024. Segundo a representação, no último pleito, o parlamentar teria apoiado o atual prefeito Cláudio Ferreira, do PL, em detrimento do correligionário e deputado estadual Thiago Silva, que acabou perdendo a eleição.
O autor da denúncia é o advogado Algacyr Nunes da Silva Júnior, filiado ao partido há 20 anos. Na representação, ele pede que Gerson seja advertido, afastado ou até expulso da legenda.
“Quero trazer nesta denúncia fatos públicos e notórios do vereador e investigador Gerson. A trajetória deste filiado e candidato eleito ao cargo de vereador nas eleições de 2020 e reeleito em 2024 demonstra total atitude de infidelidade partidária. Gerson sempre realizou suas campanhas eleitorais de forma autônoma, sem qualquer vinculação à campanha majoritária, assim como seus apoios nas eleições gerais”, afirma o documento.
A representação acusa o parlamentar de atos específicos nas eleições de 2024, como receber o candidato do PL em seu comitê eleitoral e posar para foto fazendo o sinal 22. O documento também aponta que Cláudio Ferreira teria utilizado a palavra em ato promovido pelo vereador do MDB.
Além disso, a denúncia afirma que Gerson cometeu “vandalismo eleitoral” contra o próprio partido, retirando placas de candidatos do MDB, como Thiago Silva, Wilber Maciel, e de aliados, incluindo o candidato a vice Luizão, do Republicanos. O próprio vereador teria confessado ter pichado placas de Wilber Maciel.
O advogado destaca ainda que Gerson não vinculou seu material de campanha à candidatura majoritária do MDB, não mencionou Thiago Silva em vídeos de campanha, não participou de reuniões da coordenação majoritária e ignorou convocações para eventos, carreatas e caminhadas conjuntas.
“Por derradeiro, as condutas do Investigador Gerson comprovam que o mesmo somente se aproveitou do partido, e de forma desleal conquistou sua eleição, valendo-se da sigla e dos financeiros do MDB. É fundamental que o partido tome medidas necessárias para investigar essa situação e garantir a ética e a integridade nas eleições”, conclui a representação.
Segundo o documento, em 2022 Gerson apoiou candidato de outro partido, Nininho, em vídeo e carta aberta, e em 2020 não vinculou sua candidatura à majoritária apoiada pelo MDB, que tinha como candidato a prefeito Thiago Muniz, do Democratas.
Algacyr Nunes da Silva Júnior solicita a instauração de processo ético-disciplinar contra Inspetor Gerson e requer seu afastamento cautelar durante a apuração do caso.