
O que era para ser um dia de lazer e celebração se transformou em desespero para a família de uma menina de 4 anos, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. A criança sofreu uma fratura no crânio e um edema intracraniano após ser arremessada de um brinquedo inflável durante o vendaval que atingiu o Parque Novo Mato Grosso no último sábado (18), durante a 3ª Corrida da Educação, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
A mãe da menina, Viviane Freitas, funcionária da Vigilância de Zoonoses da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), relatou em entrevista ao programa Cadeia Neles, da TV Vila Real, que a filha apresenta quadro estável e, por enquanto, não precisará passar por cirurgia.
“O último exame que ela fez mostra que o sangramento está estabilizado e agora vamos aguardar. De cirurgia ela não vai precisar, a princípio”, contou Viviane, que também ficou ferida ao tentar socorrer a filha e a afilhada durante a ventania.
Segundo ela, o acidente ocorreu poucos minutos depois de as crianças entrarem no brinquedo.
“Três minutos depois que elas entraram, o vento começou. Arrastou primeiro os brinquedos maiores. Tentamos segurar, mas ele não estava preso. Minha filha foi jogada pra fora. Foi um desespero”, relatou a mãe, acrescentando que o brinquedo passou por cima de sua cabeça.
Viviane disse ainda que o brinquedo aparentemente não estava fixado ao chão e que o responsável pela atração desapareceu no momento do incidente.
A menina recebeu o primeiro atendimento no local e, em seguida, foi encaminhada para a Unimed, onde um exame de tomografia confirmou a fratura no crânio.
“Ela está consciente, mas foi tudo muito rápido. Nunca mais coloco uma criança num brinquedo desses”, desabafou.
VENTANIA E SOCORRO
A ventania que atingiu o Parque Novo Mato Grosso surpreendeu os participantes da corrida, derrubou estruturas e arremessou brinquedos infláveis. Vídeos nas redes sociais mostram o momento em que o vento atinge o local, com pessoas correndo e ambulâncias prestando socorro aos feridos.
Em nota divulgada no domingo (19), a Seduc-MT informou que “algumas crianças tiveram ferimentos leves e foram atendidas pelas equipes médicas que estavam no local”, destacando também o apoio do Corpo de Bombeiros.