A prefeita de Marituba (PA), Patrícia Alencar (MDB), se pronunciou após a repercussão de um vídeo em que aparece dançando forró de biquíni. A gravação, inicialmente postada em um perfil privado do Instagram, com apenas 186 seguidores, acabou vazada e republicada em seu perfil público, que conta com mais de 800 mil seguidores, gerando intensa discussão nas redes sociais.
Segundo Patrícia, o vídeo foi postado há cerca de 15 dias em seu Instagram pessoal e privado. “Um dos seguidores gravou a tela e repassou a filmagem para todos os sites, e assim o vídeo tomou essa repercussão”, explicou.
Diante das críticas — especialmente de usuários que questionaram a “postura” da prefeita —, Patrícia adotou tom firme e disse que não se abalou. Ao contrário, pretende usar o episódio para enfrentar o machismo.
“Depois que viralizou, eu disse: ‘Agora vou fazer do limão uma limonada’. Vou, sim, combater o machismo, o qual é exacerbado na sociedade.”
Ela também defendeu o direito de exercer sua individualidade:
“Antes de estar prefeita, eu sou a Patrícia. Não vou deixar de ser a Patrícia que é mãe, que é amiga, que é pessoa.”
A prefeita está em seu segundo mandato e foi reeleita em 2024 com 71,36% dos votos válidos (52.006 eleitores). No fim do pronunciamento, afirmou que situações como essa exigem discernimento e fazem parte da vida pública.
