O vereador do Rio de Janeiro Rafael Satiê (PL) criticou, nas redes sociais, um vídeo publicado pelo ator cuiabano André D´Lucca,, em que o artista aparece chorando ao comentar as mortes ocorridas durante a megaoperação policial realizada nesta semana no Complexo da Penha, na capital fluminense.
No vídeo, De Luca chora e afirma que as vítimas “morreram porque eram negras”, além de chamar o governador Cláudio Castro (PL) de “desgraçado”. A fala repercutiu amplamente, gerando debate sobre o uso do tema racial nas discussões envolvendo segurança pública.
Satiê respondeu à gravação dizendo que a esquerda tenta transformar a operação policial em uma “pauta racial”. “Estou aqui pra mostrar a verdade”, afirmou o vereador, que preside a Comissão de Combate ao Racismo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Em sua manifestação, o parlamentar reconheceu a existência do racismo no Brasil, mas classificou as declarações do ator como “irresponsáveis e perigosas”.
“O racismo é real, e eu nunca neguei isso. Mas dizer que as forças policiais do Estado do Rio de Janeiro mataram as pessoas porque eram pretas é de uma responsabilidade muito grande. Isso deslegitima uma pauta tão sensível como o combate ao racismo”, declarou.
Satiê ressaltou ainda que as forças de segurança do estado são compostas majoritariamente por pessoas negras e pardas. “Você não pode dizer que tudo é racismo. É inadmissível levantar uma pauta tão cara para a população preta de forma tão leviana. O que ele está dizendo? Que qualquer preto que andar pelas ruas está propício a tomar um disparo da polícia? Isso é irresponsável.”
Para o vereador, discursos como o do ator “deslegitimam a luta real das pessoas pretas”. “Existem negros bem-sucedidos em todas as áreas — médicos, engenheiros, políticos, motoristas, empresários — que lutam dignamente por seus espaços sem precisar ser alvo de ninguém. Reduzir toda a questão à cor da pele é um desserviço à causa antirracista”, completou.
Quem é Rafael Satiê
Além de vereador, Rafael Satiê é analista político com forte presença nas redes sociais e colunista do Pleno.News, um dos portais conservadores de maior alcance nacional. Ele foi eleito com 13.582 votos e assumiu o cargo em 2025, destacando-se pela atuação em temas ligados à segurança pública e combate ao racismo.
E não foi só Satiê que respondeu ao vídeo do ator, o O ex-deputado estadual Ulysses Moraes (Podemos) fez um post em seu Instagram criticando o ator cuiabano . Veja
