Um acidente impressionante foi registrado por câmeras de segurança em Buenos Aires, na Argentina, quando o vidro de uma varanda despencou de um prédio e atingiu um homem que estava sentado na calçada em frente a um café.
A vítima, de 50 anos, tomava café da manhã quando foi surpreendida pela queda de um painel de vidro de aproximadamente um metro quadrado, que caiu diretamente sobre sua cabeça. Com o impacto, o homem ficou desacordado por alguns segundos.
Ele sofreu cortes na cabeça, precisou levar 20 pontos e teve três tendões do braço rompidos. Apesar da gravidade dos ferimentos e do susto, o homem, cuja identidade não foi divulgada, está fora de risco e segue em recuperação.
Atendimento à vítima
Os primeiros socorros foram prestados por trabalhadores de comércios próximos, que agiram rapidamente até a chegada do atendimento especializado.
“Encontramos uma cadeira dentro do restaurante e dissemos para ele ir para um lugar mais seguro. Usando alguns aventais que tínhamos à mão, fizemos dois torniquetes no braço esquerdo dele porque ele estava perdendo muito sangue”, relatou um cozinheiro à rede de TV A24.
Outro funcionário contou que tentou limpar os ferimentos enquanto aguardava o socorro. “Ele tinha cortes na cabeça, na nuca, nas costas e no braço esquerdo, porque a ambulância foi a última a chegar. Alguns minutos depois, os bombeiros foram os primeiros a chegar e prestaram os primeiros socorros. O paciente estava consciente, mas atordoado. Ele não falava muito e dizia apenas que sentia dores na cabeça e em parte do corpo”, afirmou.
Vidro caiu do quarto andar
O painel de vidro se desprendeu de um apartamento localizado no quarto andar do edifício, que estava vazio no momento do incidente. Segundo o jornal argentino La Nación, o proprietário do imóvel mora em Córdoba, cidade a mais de 600 quilômetros da capital.
As chaves do apartamento estavam sob responsabilidade do zelador do prédio. Após o acidente, o vidro da outra sacada do mesmo imóvel foi retirado de forma preventiva para evitar novos riscos.
Em nota, o governo da cidade de Buenos Aires informou que a conservação das fachadas e a segurança de terceiros são obrigações legais dos proprietários. Embora o caso tenha ocorrido há alguns dias, ele só ganhou repercussão nesta quinta-feira (8). As autoridades abriram investigação para apurar se as varandas foram instaladas de acordo com as normas de segurança.
