
Mas… você já parou para pensar como surgiu esse costume?
Comer ovo de chocolate na Páscoa é praticamente um ritual no Brasil — e os números confirmam isso. Segundo um levantamento recente da Nexus, 52% dos brasileiros pretendiam comprar ovos de chocolate neste ano, com uma média de três unidades por pessoa. O consumo é tão marcante que a indústria estimou uma produção de 45 milhões de ovos em 2025, mesmo com os preços elevados pelo aumento do cacau.
Mas… você já parou para pensar como surgiu esse costume?
A tradição dos ovos como símbolo da vida é bem mais antiga que os ovos de chocolate. De acordo com a doutora em Teologia e professora da PUCPR, Ana Beatriz Dias Pinto, os ovos decorados já faziam parte de rituais pagãos e cristãos orientais, representando fertilidade, renascimento e esperança.
Antes do chocolate, as pessoas presenteavam com ovos de galinha, pato ou até avestruz, pintados à mão e ricamente adornados. Esses ovos eram frágeis e pequenos, mas carregavam grande significado simbólico.
Foi só no século XIX que a coisa mudou — e, claro, o mercado deu o seu jeitinho.
Por volta de 1850, na França e na Alemanha, começaram a surgir os primeiros ovos feitos com chocolate. Além de mais duráveis e saborosos, eles ganharam o coração (e o paladar) das pessoas. A indústria viu nisso uma oportunidade dourada e, aos poucos, os ovos de casca frágil foram sendo substituídos pelos grandes, recheados, decorados e irresistíveis ovos de Páscoa que dominam as lojas hoje em dia.
E o tamanho? Esse também cresceu com o avanço da indústria. A professora Ana Beatriz conta que existem países onde já viu ovos do tamanho de uma pessoa!
Apesar de todo esse apelo comercial, ela lembra:
“Os ovos de chocolate acabam servindo ao consumismo, mas sua dimensão simbólica verdadeira fala sobre a vida e o renascimento.”
Ou seja, mesmo que hoje a Páscoa seja marcada por vitrines coloridas, brinquedos escondidos em embalagens e filas em supermercados, o simbolismo original do ovo continua ali — ainda que, agora, envolto em chocolate.