
Viajar é celebrar — e poucas bebidas combinam tanto com celebração quanto uma boa cerveja. Apostando nesse espírito, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a Rota da Cerveja Artesanal, um circuito que une turismo, inovação e empreendedorismo no universo cervejeiro. Lançada em 2024, a iniciativa já se consolida como produto turístico da região metropolitana e é um dos destaques da Feira Internacional do Turismo (FIT Pantanal 2025), em Cuiabá.
Com a participação de nove cervejarias locais, o circuito oferece uma verdadeira imersão em sabores criativos e regionais. A proposta é fortalecer o setor, atrair novos consumidores e transformar Mato Grosso em uma referência no mapa da cerveja artesanal. Entre as inovações apresentadas estão rótulos com ingredientes típicos, como pequi, café e até frutas vermelhas.
“O circuito foi idealizado para que o público conheça desde as cervejas tradicionais até aquelas que incorporam produtos típicos da região”, afirma Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana.
A advogada Luciana Ferreira, uma das visitantes da feira, se encantou com as novidades. “Criar coisas novas na cozinha é o jeito mais gostoso de reunir a galera e celebrar a vida. Não é porque o convencional é bom que o novo não possa ser também”, comenta, ao provar uma cerveja de frutas vermelhas.
Entre os participantes da Rota está a Cuiaverá, cervejaria que se destacou pelo investimento em qualidade e identidade regional. O mestre cervejeiro Manuel Araújo destaca o apoio técnico como diferencial. “As consultorias e capacitações oferecidas pelo Sebrae foram fundamentais para alinhar nossos produtos às expectativas do público. A Rota cria um ecossistema e eventos como a FIT Pantanal são vitrines que impulsionam nosso crescimento”, afirma.
FIT Pantanal e o fortalecimento do turismo
A FIT Pantanal é realizada pelo Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT, Sesc-MT, Senac-MT e IPF-MT) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). O evento conta ainda com o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e das secretarias estaduais e municipais ligadas ao turismo e à agricultura familiar.
Além de promover destinos turísticos, o evento atua diretamente no fortalecimento da economia local, valorizando produtos e experiências autênticas de Mato Grosso.