
Uma advogada residente em Campo Grande (MS) está sendo investigada pela Polícia Civil de Mato Grosso, suspeita de aplicar um golpe de aproximadamente R$ 1 milhão contra uma idosa moradora de Cuiabá. A ação faz parte da Operação Espólio, deflagrada pela Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes da capital mato-grossense.
Segundo as investigações, iniciadas em 2024, a suspeita teria solicitado ao filho da vítima – uma viúva idosa – diversas transferências bancárias sob a justificativa de arcar com despesas pessoais da senhora e custos relacionados ao processo de inventário.
Conforme explicou o delegado Vinícius Nazário, responsável pelo inquérito, foram identificados fortes indícios de que a advogada se aproveitou da relação de confiança para obter vantagens ilícitas. “Os indícios apontam que parte significativa desses valores foi desviada pela suspeita, que obteve vantagem ilícita e indevida, mediante o uso de artifícios fraudulentos para justificar os gastos para a vítima, filho da viúva, morador da cidade de Cuiabá. Após o falecimento da viúva, o filho constatou novas irregularidades praticadas pela advogada”, afirmou o delegado.
O cumprimento de mandado judicial foi realizado nesta semana em Campo Grande, com apoio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV) da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
A Delegacia de Estelionato de Cuiabá dará prosseguimento às diligências e à conclusão do inquérito policial, que deve esclarecer o destino dos valores e aprofundar as suspeitas de estelionato. A identidade da advogada não foi divulgada.