
A Amazon está disposta a investir pesado: até US$ 17 bilhões para colocar cerca de 3.200 satélites em órbita.
.O céu deixou de ser o limite para Amazon e Starlink. Agora, ele é o novo campo de batalha pela hegemonia da internet via satélite.
A Amazon acaba de lançar 27 satélites em um único foguete, dando início ao Projeto Kuiper, sua tentativa de construir uma rede própria de internet global. A ideia é clara: competir com a Starlink, da SpaceX, que já lidera o setor com mais de 7 mil satélites em operação e 4,6 milhões de usuários ao redor do mundo.
Por que isso importa?
A internet por satélite promete conectar regiões remotas com mais estabilidade e qualidade. E, segundo projeções da Morgan Stanley, a economia espacial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2040 — com a conectividade global como um dos pilares.
A Amazon está disposta a investir pesado: até US$ 17 bilhões para colocar cerca de 3.200 satélites em órbita.
Curiosidade: Jeff Bezos precisou lidar com um telefonema de Donald Trump, que considerou “política” a ideia da Amazon de mostrar o custo das tarifas em seus produtos. Após o contato, a proposta foi retirada rapidamente.