
Todos os envolvidos irão responder pelos crimes de feminicídio e roubo
Benedito Anunciação de Santana, de 40 anos, apontado pela Polícia Civil como mandante do assassinato da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos, já possuía histórico de violência. Em setembro de 2009, ele foi denunciado por espancar a ex-esposa, em um caso registrado como lesão corporal.
Segundo informações apuradas pela reportagem, à época, Benedito tentou controlar a vida da então companheira. Em uma das situações, ele invadiu a conta dela em uma plataforma de troca de mensagens (MSN) e, ao ver uma resposta a um antigo amigo de infância, agrediu-a violentamente.
Além desse caso, Benedito acumula outras passagens policiais pelos crimes de desobediência, desacato e ameaça — inclusive contra o próprio pai, um idoso de 80 anos.
O caso Heloysa Alencastro
Na última terça-feira (22), conforme a investigação da Polícia Civil, Benedito levou três comparsas até a casa de sua ex-convivente, Suelen, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. Os cúmplices foram identificados como Gustavo Benedito Junior Lara de Santana, de 18 anos (filho de Benedito), e dois adolescentes, J.L.F.G., de 17 anos, e J.V.P.B., de 16 anos, ambos colegas de escola de Gustavo.
No local, o grupo assassinou Heloysa, estrangulando-a com o cabo de um carregador de celular. Quando Suelen chegou em casa, foi brutalmente espancada pelos criminosos, sofrendo ferimentos graves e tendo o rosto desfigurado.
Em seguida, o bando levou o corpo da adolescente até o bairro Ribeirão do Lipa, onde o jogou em um poço localizado numa área de mata.
Prisões
Benedito, Gustavo e um dos adolescentes foram presos no mesmo dia do crime. O outro menor, inicialmente foragido, foi apreendido no dia seguinte.
Após audiência de custódia realizada na quinta-feira (24), as prisões em flagrante de Benedito e Gustavo foram convertidas em preventivas. Sobre a situação dos menores, até o momento, a Justiça não divulgou informações.
Todos os envolvidos irão responder pelos crimes de feminicídio e roubo.