
Durante uma sessão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) transmitida nesta quarta-feira (19), o ministro João Otávio de Noronha fez uma piada envolvendo baianos ao comentar um incidente com seu colega Raul Araújo, que havia machucado o joelho jogando basquete.
“Você já sabe, baiano que joga basquete, dizem que o baiano é tão ágil, tão ágil que quando joga basquete, se ele arremessa a bola na cesta, ela só cai no sábado”, disse Noronha, que é natural de Três Corações, Minas Gerais.
A declaração foi recebida com risos pelos demais ministros presentes, mas Noronha rapidamente se retratou, afirmando ter grande simpatia pela Bahia. “Os baianos que me perdoem, eu tenho uma simpatia enorme pela Bahia. Não me expulsem de lá, porque eu adoro o acarajé”, acrescentou.
Apesar da tentativa de minimizar a situação, a fala do ministro repercutiu negativamente nas redes sociais, gerando críticas por parte de internautas que consideraram o comentário preconceituoso. Até o momento, o STJ não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.
Veja o vídeo no link abaixo