Se estivesse viva, a cantora Paulinha Abelha completaria 47 anos neste sábado (16). Ícone do forró eletrônico e voz inesquecível da banda Calcinha Preta, ela faleceu em fevereiro de 2022, aos 43 anos, vítima de uma grave infecção no sistema nervoso central. Três anos após sua partida, a artista segue sendo lembrada por fãs e colegas de palco.
No último dia 9, a atual formação da Calcinha Preta concluiu as gravações do DVD Atemporal, primeiro grande projeto do grupo desde a morte da cantora. O momento mais emocionante do show foi a homenagem a Paulinha: um espetáculo de drones iluminou o céu formando o rosto da artista e o símbolo de uma abelha, enquanto a banda interpretava sucessos como Louca Por Ti e Paulinha, músicas eternizadas por sua voz marcante.
Além das homenagens em vida artística, a memória de Paulinha também segue viva na intimidade. O viúvo, Clevinho Santos, revelou em março de 2025 estar em um novo relacionamento com a influenciadora Gabrielly Lopes. Mesmo assim, ele continua prestando tributos à cantora em datas especiais, como o aniversário dela e o Dia de Finados.
Paulinha ficou internada por vários dias em um hospital de Aracaju, mas não resistiu. Na época, um laudo preliminar levantou a possibilidade de que o uso de medicamentos para emagrecer pudesse ter agravado seu quadro de saúde.
Três anos após a despedida precoce, Paulinha Abelha segue como uma das vozes mais queridas da música popular nordestina — e a cada homenagem, renasce no coração dos fãs que continuam a cantar suas músicas.

