
A vereadora de Cuiabá e primeira-dama da capital, Samantha Iris (PL), afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ajudou mais o estado de Mato Grosso do que o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo sem ter destinado investimentos federais durante seu mandato. A razão? Segundo ela, Bolsonaro teria feito muito “só por não roubar”.
“Eu acho que só de não roubar ele já ajudou muito o país inteiro. Hoje, a gente está vendo o atual presidente desmontando o país, tirando tudo, até dinheiro de aposentado”, disse Samantha, referindo-se a uma suposta fraude bilionária no INSS revelada em junho.
A declaração foi feita em resposta às críticas sobre a ausência de obras federais em Mato Grosso no período em que Bolsonaro esteve no Planalto (2019–2022). A vereadora, no entanto, relativizou a importância desses repasses, defendendo que o estado “é rico e se sustenta sozinho”.
“Nós somos um estado rico. Então, independentemente de algumas situações do governo federal, a gente consegue praticamente se bancar. Qual é a obra do governo federal que faltou aqui? As coisas que poderiam ter sido feitas foram feitas pelo nosso próprio povo”, argumentou.
Para ela, o povo mato-grossense não depende do governo federal. “Não ficamos esperando. A gente faz o que precisa ser feito. Então, se está vindo ou não está vindo [dinheiro federal], estamos trabalhando do mesmo jeito. O importante é deixar que nós trabalhemos e não tirar aquilo que é nosso.”
As falas contrastam com os anúncios recentes do governo Lula em Mato Grosso, que incluem R$ 5,9 bilhões para obras na BR-163, R$ 600 milhões para o Rodoanel de Cuiabá, e o projeto do Contorno Leste, apresentados pelo presidente durante visita a Campo Verde, no último dia 24.