
Além do tráfico, os investigados também são acusados de vandalizar ruas e propriedades privadas com pichações que fazem referência à facção,
A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Choque de Ordem III, em Alto Araguaia, para cumprir 16 ordens judiciais — entre mandados de busca e apreensão e quebras de sigilo de dados — contra integrantes de uma facção criminosa envolvida principalmente com o tráfico de drogas.
As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Alto Araguaia, com base em investigações que identificaram os suspeitos e seus crimes. A ação contou com o apoio de 40 policiais civis, 12 viaturas e da Polícia Penal.
Além do tráfico, os investigados também são acusados de vandalizar ruas e propriedades privadas com pichações que fazem referência à facção, numa tentativa de intimidar moradores e estabelecer domínio sobre áreas da cidade.
Pichações e resposta imediata
Nos últimos dois meses, diversas pichações nas cores vermelha e preta foram registradas em muros, monumentos e prédios públicos. As investigações apontam que membros da facção ordenaram os atos como forma de espalhar medo.
Como parte da operação, mais de 30 pontos vandalizados foram repintados. O trabalho de recuperação foi feito com apoio de reeducandos da Cadeia Pública local, sob supervisão da Polícia Penal, e com materiais doados pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança).
“Tolerância Zero”
A ação faz parte da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, coordenado pelo Governo do Estado para o combate às facções criminosas em Mato Grosso.
Segundo o delegado Marcos Paulo, titular da unidade de Alto Araguaia, a operação reforça o compromisso das forças de segurança com o combate ao crime organizado.
“A criminalidade não irá sobrepor às forças de segurança do Estado. Seguiremos firmes no enfrentamento à violência. Outras ações como essa já estão programadas ao longo do ano”, afirmou o delegado.